quarta-feira, 5 de novembro de 2008


Allan Kaprow (23 de agosto de 1927 a 5 de abril de 2006) foi um pintor estadunidense, assemblagista e um dos pioneiros no estabelecimento dos conceitos de performance. Auxiliou no desenvolvimento de "Ambiente" e de "Happening" nos finais da década de 1950 e da década de 1960. Estudou composição com John Cage e na famosa classe da New School for Social Research, tendo estudado pintura com Hans Hofmann, e história da arte com Meyer Schapiro. Através dos Happenings, a separação entre arte e vida, e artista e audiência se torna difusa. Ele publicou proficuamente e foi professor emérito do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego. Kaprow é também conhecido por sua idéia de "a-arte", encontrada em seus ensaios "Art Which Can't Be Art" (em inglês) e em "The Education of the Un-Artist". Sua influência é também evidente no Instituto de Artes da Califórnia, em que ele lecionou durante os anos de sua formação.

Fonte:WikiPedia

Happening - tirando a arte das telas e trazendo-as para a vida

Apesar de ser definida por alguns historiadores como um sinônimo de performance, o happening é diferente porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontâneos e sem trama".
Aqui esta uma foto de um tipo de apresentação de happening e logo abaixo os seus principais artistas.
alguns dos principais artistas:



Allan Kaprow

(Fluids by Allan Kaprow)

Claes Oldenburg

















(Apple by Claes Oldenburg)

Jim Dine

John Cage

Robert Rauschenberg

Roy Lichtenstein

Wolf Vostell

Bem, eu acho que no último post não ficou bem claro o que é o Happening, não é mesmo?
Bem, o termo happening, pode ser definida como um sinônimo de performance, o happening é diferente porque, além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador, como categoria artística, foi utilizado pela primeira vez pelo artista Allan Kaprow, em 1959. Como evento artístico, acontecia em ambientes diversos, geralmente fora de museus e galerias, nunca preparados previamente para esse fim.
Abaixo segue um link para o video que contêm a releitura do trabalho "Fluids" de Allan Kaprow.

http://www.youtube.com/watch?v=hACOKtyjSW0

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Happening; YouTube)

Prólogo

O happening (do inglês, acontecimento) é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação.

(Font: http://pt.wikipedia.org/wiki/Happening)